Papel de enfermeiros obstetras é

Os 73 países onde ocorrem 90% das mortes maternas e neonatais concentram apenas 42% dos profissionais de saúde com capacidade para trabalhar no setor de obstetrícia. A distribuição desigual de médicos e enfermeiros pelo mundo preocupa o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que discutiu o problema com especialistas no I Encontro Nacional de Enfermagem Ginecológica, realizado na semana passada, no Rio de Janeiro.

“Em todos os países, a atuação no UNFPA inclui apoio amplo e irrestrito ao exercício da obstetrícia, com atenção especial à enfermagem obstétrica e à obstetrícia profissional”, afirmou a representante auxiliar da agência da ONU no Brasil, Fernanda Lopes, durante o evento. Encontro aconteceu dos dias 5 a 7 de abril na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A especialista lembrou que, apesar do declínio nos números de falecimentos maternos e neonatais a partir da década de 1990, 289 mil mulheres e 3 milhões de recém-nascidos morreram durante a gravidez ou no parto em 2013. O UNFPA considera que esses óbitos poderiam ter sido evitados com um pré-natal adequado e com o atendimento de qualidade no momento do parto e no período posterior ao nascimento dos bebês.

Fernanda descreveu como “decisivo” o trabalho de enfermeiras e enfermeiros obstetras — além de atuar na promoção da saúde das comunidades, esses profissionais oferecem aconselhamento sobre planejamento da vida reprodutiva e também estão envolvidos na coleta de dados que podem influenciar as políticas.

Para avançar na promoção do bem-estar materno e infantil, “é preciso mitigar o impacto da discriminação de gênero atribuída à profissão, reduzir a falta de atenção da classe política sobre questões concernentes às mulheres e aos seus direitos e, ainda, motivar uma gestão mais efetiva da força de trabalho”, acrescentou Fernanda. O UNFPA defende o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

Prepare-se para o mercado de trabalho, aprimore os seus conhecimentos em saúde da mulher, conheça os cursos de atualização na área de saúde da mulher. 

Escolha um curso de atualização

Todos os direitos reservados

Fonte: https://nacoesunidas.org/papel-de-enfermeiros-obstetras-e-decisivo-para-prevenir-mortes-maternas-e-neonatais-diz-unfpa/