5 boas práticas para desenvolver a liderança na Enfermagem

 

1. Analise seus pontos fortes e fracos

Para ser um bom líder é preciso ter um alto nível de autoconsciência, onde você possa identificar quais são os pontos fortes e fracos como profissional. Tenham em mente que cada indivíduo tem determinadas habilidades naturais, bem como atributos técnicos desenvolvidos no decorrer do tempo.

Então, realizar uma autoavaliação vai ajudar a identificar quais são suas forças, para que possa usá-las em seu favor e, também, fraquezas, para que possa trabalhar para melhorar.

2. Tenha uma comunicação eficiente

Para alcançar os propósitos da empresa e da equipe, é necessário motivar, direcionar e influenciar os integrantes do time, com boa comunicação e criação de conexões reais. Então, é preciso investir em um diálogo claro e objetivo, além de saber ouvir o que o outro está dizendo, bem como mostrar que está interessado na opinião de cada um e perceber as sugestões não-verbais.

3. Escute as opiniões, ideias e sugestões

Saiba receber as opiniões e ideias dos outros, faça análises e solicite feedbacks. Entenda que cada integrante da equipe pode contribuir para os resultados de alguma forma. Esse trabalho em equipe vai tornar o setor cada vez mais criativo e inovador, além de criar uma abertura para mudanças que possam propiciar um trabalho mais eficiente e satisfatório.

4. Seja exemplo

As boas práticas de liderança na enfermagem começam por meio do exemplo. Dessa forma, procure trabalhar com coerência, pontualidade, responsabilidade, eficiência em atendimento, entre outras habilidades que se enquadrem nesse contexto. Além disso, é importante compreender como repassar essas ações para o resto do time.

Claro que a perfeição não existe, contudo, dar o máximo de exemplo é fundamental para motivar os colaboradores a serem profissionais cada vez melhores e a atuarem em prol de um objetivo em comum. No caso de cargos referentes a de um líder, é preciso entender que para cobrar dos trabalhadores, é necessário agir de maneira diferente.

5. Mantenha-se atualizado

Procure se manter atualizado por meio da obtenção de novos conhecimentos, seja através de cursos de qualificação, pós-graduação e demais especializações. Entender conceitos diversos sobre vários assuntos é essencial para que consiga criar ideias, soluções, ter uma visão mais abrangente e pensamento crítico.

Agora que você já sabe a importância da liderança na enfermagem, que tal buscar o desenvolvimento das habilidades mencionadas e, assim, aumentar suas chances de ter uma carreira de sucesso.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a sua visita no blog para ver outros conteúdos sobre mercado de trabalho, e assim, atualizar-se em vários temas relevantes.