Dia Mundial da Enfermagem

História do Dia do Enfermeiro

O dia 12 de maio foi escolhido como Dia do Enfermeiro para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna.

No Brasil, a data foi oficializada através do decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. No País, de 12 a 20 de maio é comemorada a Semana da Enfermagem, tanto em homenagem a Nightingale como a Ana Néri - enfermeira brasileira que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Conheça os protagonistas

O EAD - Escola de Saúde ouviu enfermeiras, estudantes, técnicas e auxiliares, que arriscam suas vidas diariamente em hospitais atendendo a sociedade e professoras que transmitem conhecimento e ensinam as próximas gerações de profissionais.

“Decidi ser enfermeira porque queria fazer algo interessante, desafiador e que fizesse a diferença na vida das pessoas todos os dias. Eu amo ser enfermeira porque sou parte de um processo que ajuda, acolhe, e cuida das pessoas. Tomo decisões que podem curar uma pessoa e isso me faz sentir de um jeito que eu nem sei explicar. Eu me sinto ‘poderosa’.

Acredito que minha profissão tem real importância e tenho certeza que quando eu e minhas colegas enfermeiras olharmos para trás, veremos que fizemos algo com algum retorno para a sociedade e isso vai nos orgulhar. Sou enfermeira há 35 anos e hoje posso participar do crescimento e da evolução de novos enfermeiros, que provocam impacto na vida de pacientes diariamente. Isso me inspira. 

Este é um momento difícil na vida das pessoas no mundo todo. Este cenário trouxe para muitas pessoas os enfermeiros como heróis. Isso me faz sentir que somos reconhecidos e que o mundo está vendo que somos parte fundamental do processo que faz as pessoas ficarem bem. A enfermagem cuida, escuta, pesquisa, faz e produz. Nós fazemos a diferença na vida dos pacientes.” 

- Júlia Feitosa, enfermeira do Setor de Infectologia e aluna do EAD.

“O enfermeiro é o profissional que cuida diretamente dos pacientes em diferentes níveis de gravidade e gerencia a equipe de enfermagem. A maneira como é realizado esse cuidado pode mudar toda a perspectiva da internação de um paciente.

Quando decidi ser enfermeira, recebi muitas críticas de familiares e amigos, pois as pessoas, em geral, não compreendem a nossa importância junto à equipe de saúde. Podemos ter diversas linhas de atuação desde o cuidado direto com um paciente internado até o gerenciamento de uma unidade de saúde.

A pandemia colocou a figura do enfermeiro como super-herói, como se fôssemos invencíveis e capazes de suportar todos os entraves para salvar vidas. Mas não realizamos nosso trabalho somente por amor. Precisamos nos atualizar constantemente para prestar uma assistência de qualidade; necessitamos de locais adequados de trabalho e salários compatíveis com nossos esforços; convivemos com a dor e o sofrimento constantemente, o que torna nosso trabalho bastante exaustivo.

Eu espero que mesmo com o fim da pandemia, o reconhecimento da enfermagem por parte da sociedade permaneça e que possamos conquistar melhores salários e condições dignas de trabalho para o exercício de uma prática segura.” 

- Brenda Rodrigues, enfermeira intensivista e aluna do EAD.

“Ser enfermeiro é ser responsável pelo cuidar, visando às múltiplas dimensões do ser humano. É ter a capacidade de planejar uma assistência baseada em evidências e ter empatia na realização de suas ações.

A enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.

Com a pandemia, nós da enfermagem como todos os profissionais de saúde, em especial os que trabalham na linha de frente da Covid-19, fomos chamados de heróis e ficamos honrados com isso. Contudo, podemos dizer que esse heroísmo vem também da capacidade de executar nossas ações até mesmo com falta de insumos materiais ou profissionais. Trabalhamos arduamente todos os dias: antes, durante e após a pandemia. Esperamos que esse reconhecimento social que estamos recebendo nesse momento não seja passageiro.”

- Henrique Peixoto, enfermeira, docente e aluna do EAD.

"Cuidar da própria saúde é um dever, mas cuidar da saúde do próximo, com certeza é um dom."

Uma homenagem da equipe EAD - Escola de Saúde para todos os profissionais da enfermagem.