Enfermeiro Intensivista é uma das profissões mais promissoras de 2022

Este dado foi fornecido por uma pesquisa da plataforma LinkedIn. A lista trouxe cargos da tecnologia, e o Enfermeiro Intensivista foi a única profissão da área da saúde a ser citada.

O estudo levou em conta dados utilizados nos perfis dos usuários e de empresas, os quais avaliam áreas com mais demandas nos últimos 5 anos (janeiro de 2017 a julho de 2021). Então, para isso, os cargos precisavam estar em um crescimento consistente na base de usuários e, ainda, ter um aumento significativo em 2021.

Qual a importância da profissão?

O Enfermeiro Intensivista é quem cuida dos pacientes mais críticos, com terapia intensiva dentro da UTI, por isso o nome intensivista. Dessa maneira, o enfermeiro está junto ao paciente e também atua na gestão da equipe multidisciplinar em saúde. Ou seja, esse profissional precisa ser completo, atuando tanto no hospital ou nas UPAs.

Ser responsável por essa área não é fácil, e muito menos simples. Afinal, são diversas ações que são feitas para o cuidado dos pacientes, entre elas banho, troca de curativos, administração de medicamentos e monitoramento da hemodinâmica do indivíduo.

É preciso ter algumas competências para seguir essa profissão. Então, além do conhecimento técnico e científico, é preciso ter liderança, capacidade de trabalhar em equipe, ter uma visão holística do cuidado. Além disso, conseguir tomar decisões, ser comunicativo, ter inciativa, comprometimento, ética e dedicação.

Pandemia de Covid-19 e o Enfermeiro Intensivista

Um dos motivos pelo qual a busca por um enfermeiro intensivista aumentou foi a pandemia. Uma vez que, nos estados mais críticos da doença, os pacientes são enviados para a UTI.

Essa movimentação do enfermo dentro da UTI é feito pelo Enfermeiro Intensivista, que precisará seguir o protocolo para as infecções respiratórias, como a síndrome da insuficiência respiratória aguda (SDRA). Então, esse profissional precisa ter todos os procedimentos que precisam ser seguidos em mente.

Como se aperfeiçoar?

Para seguir a profissão de Enfermeiro Intensivista você precisa se manter atualizado e buscar cursos de atualização e aperfeiçoamento. Por isso, a Enfermagem a distância disponibiliza diversas possibilidades para que você ingresse em uma das áreas mais promissoras de 2022. Clique aqui a garanta agora mesmo sua vaga!