Administração e Organização dos Serviços Pediátricos e Neonatais

O(A) Enfermeira é a(o) profissional responsável pelo gerenciamento das atividades relacionadas com a enfermagem nas diferentes unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Dentre as áreas existentes nas instituições de saúde, destacam-se a pediatria e a unidade neonatal. Na primeira, os serviços de enfermagem são prestados especificamente para à criança (indivíduos com até 12 anos de idade). Por sua vez, os serviços prestados na unidade neonatal são voltados para os neonatos (bebês que possuem até 28 dias de vida).

Conforme estabelecido pela Portaria n° 355/2014 do Ministério da Saúde, a(o) Enfermeira(o) desempenha um papel extremamente relevante na organização dos serviços de pediatria e neonatal. Durante a execução de suas atividades, o profissional deve se atentar a realidade de cada local, fazendo uso de tecnologia e dos conhecimentos específicos para proporcionar o cuidado. Para tanto, deve ser assegurado a qualidade dos processos implementados, a prestação de assistência adequada, o estabelecimento de rotinas técnicas, a coordenação da equipe de enfermagem e a manutenção dos insumos necessários (ex: materiais, medicamentos) para que ocorra a reabilitação dos pacientes.

Cabe destacar que, a administração dos serviços pediátricos e neonatais conta com uma equipe de enfermagem e um(a) enfermeiro(a) exclusivo, porém é preciso se verificar o que está disposto em leis e/ou normas estaduais que tratam da matéria especificamente. Tal profissional deve sempre agir com ética, bem como evitar imperícias e imprudências mediante o planejamento.

A enfermagem fica em constante contato com os leitos, deve sempre se atentar aos fatores relacionados com a biossegurança, prezando pelo bem-estar do paciente e pela assistência adequada. Merecem destaque também a realização de outras práticas como o controle de doenças contagiosas, aspectos nutricionais e o combate às infecções hospitalares. Durante o processo de administração e organização desses serviços, o profissional de enfermagem deve prezar pela humanização da prestação de assistência, contribuindo para a minimização de desconfortos e angústia ocasionados pelo processo de doença.