Genérico para tratamento de Diabetes é aprovado

Os pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 poderão usar um novo remédio para tratar a doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico dapagliflozina. O registro do medicamento, publicado nesta segunda-feira (27), será uma nova opção para melhorar o controle glicêmico dos diabéticos.

O uso da dapagliflozina, cuja referência farmacêutica é o Forxiga, é indicado junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda. 

Indicações

A dapagliflozina é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2 e não deve ser usada no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 1. O genérico não deve ser usado, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Funcionamento

A dapagliflozina funciona como bloqueio do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2), uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim. Este bloqueio leva à eliminação do excesso de glicose na urina, o que melhora o controle do diabetes mellitus tipo 2.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2017/03/anvisa-aprova-novo-generico-para-tratamento-de-diabetes