Voçê sabia? Quatro em cada 10 mortes por infarto são de mulheres

Há 50 anos, a cada 10 mortes por infarto, uma era de mulher. Atualmente, essa proporção aumentou para quatro mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Se nenhuma mudança acontecer, não é difícil que as mulheres ultrapassem os homens.


A inserção da mulher no mercado de trabalho pode ser a resposta para esse aumento. Além de ter uma jornada dupla (cuidar da casa/filhos e trabalhar), com o emprego veio também o hábito de fumar, beber e não fazer exercícios, que são fatores de risco para o infarto.

Vamos nos atentar para alguns fatores de risco:

- colesterol alto
- diabetes
- hipertensão
- menopausa (o estrógeno, hormônio protetor das artérias, para de ser fabricado)
- tabagismo (o cigarro aumenta em três vezes o risco de desenvolver uma doença coronariana independentemente de qualquer outro fator)
- sedentarismo
- pílula anticoncepcional (porque aumenta o risco de trombose)
- transtorno de ansiedade e depressão
- estresse
- quem teve diabetes e hipertensão durante a gravidez

Para prevenir e diminuir os casos é necessário o alerta de que o check-up cardiológico é muito importante, principalmente, para aquelas mulheres que têm algum fator de risco ou histórico familiar.

Após a menopausa é imprescindível a visita ao cardiologista. Além disso, uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos previnem a ocorrência de doenças cardíacas.

Não deixe de estar sempre atualizado sobre estes e outros assuntos e se manter preparado para o mercado de trabalho. Conheça o curso de  Atualização em Cardiologia do EAD faz uma explanação de todo o sistema cardiovascular, sua anatomia e fisiologia, uma interpretação básica do ECG (eletrocardiograma), principais afecções que acometem o sistema cardiovascular, enfim, conhecimentos que são de fundamental importância para a equipe de enfermagem poder colocar em prática uma terapêutica eficaz e de qualidade. Inscreva-se já.


Atualização em Cardiologia


Todos os direitos reservados
FONTE:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/quatro-em-cada-10-mortes-por-infarto-sao-de-mulheres.html