A enfermagem merece mais que aplausos, chegou a hora de reconhecer a área

Além da comemoração do Dia do Enfermeiro, no 12 de maio, do Dia Nacional de Lutas da Enfermagem, no dia 17, e do Dia do Técnico de Enfermagem, no dia 20, outra data gera grande expectativa: é o dia de amanhã, 4 de maio, dia em que está prevista a votação do Projeto de Lei 2564 - que institui o Piso Salarial da Enfermagem -, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A implantação de um valor mínimo para os salários da Enfermagem é de suma importância para os profissionais desta área. O valor proposto ainda não é o ideal, mas reduz diferenças salariais gritantes e eleva a remuneração de muitos colegas, principalmente nas cidades do interior.

Essa é uma dívida histórica da sociedade brasileira, em especial após o enfrentamento de uma dura pandemia, por mais de dois anos. No período mais crítico dos atendimentos às vítimas da Covid, foi a enfermagem que esteve na linha de frente. Após muitos aplausos da população, chegou a hora de um reconhecimento efetivo da sociedade brasileira e isso passa pela nossa classe política.

A aprovação deste Projeto de Lei terá impacto na geração de empregos em todo o país, podendo representar um aumento percentual de 0,8% na oferta de vagas. Evitará também o adoecimento dos profissionais, hoje submetidos a duplas e triplas jornadas de trabalho para aumentar seus rendimentos. Há várias fontes de financiamento que demonstram ser viável, sim, o pagamento deste piso aos profissionais da enfermagem. As entidades do setor já apresentaram aos deputados que o impacto da implantação deste piso é irrelevante no setor público e totalmente passível de absorção pelo setor privado.

Sabemos que é preciso avançar mais – principalmente em relação à carga horária dos profissionais. Lutamos para que a jornada de enfermeiros e técnicos seja de 30 horas semanais, como preconiza a Organização Mundial da Saúde. Somos milhares de profissionais da enfermagem em todo país, que sustentam suas famílias e precisam de dignidade. Seguimos em frente, rumo a um maio de mais valorização da enfermagem brasileira.

Fonte: CORREIO DO POVO