imagem de carregamento

Papo de Enfermagem

Deixe seu email e fique por dentro de nossas atualizações.

Principais informações sobre o câncer de mama que todo Enfermeiro precisa saber!

Por Ana Carolina em .

O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras desde 1980. Seu diagnóstico e a terapia antineoplásica determinam importantes repercussões sociais, econômicas, físicas, emocionais/psicológicas e sexuais.

Leia mais

Orientações que o Enfermeiro deve fazer a pacientes sobre o excesso de ácido fólico na gravidez.

Por Ana Carolina em .

De acordo com o estudo, o excesso dos nutrientes folato (um tipo de vitamina B) ou de sua versão sintética, o ácido fólico, e da vitamina B12 durante a gravidez, aumentam o risco de uma criança desenvolver autismo em 17,6 vezes. Excesso de ácido fólico na gestação pode aumentar em até duas vezes o risco de autismo na criança. A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentado nesta sexta-feira durante o Encontro Internacional para Pesquisa sobre Autismo de 2016, em Baltimore.

Leia mais

Entenda um pouco mais sobre a Chikungunya

Por Ana Carolina em .

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. 

Leia mais

Projeto de Lei cria exame de suficiência para Enfermagem

Por Ana Carolina em .

Futuros profissionais de Enfermagem deverão demonstrar, em exame obrigatório de suficiência, os conhecimentos básicos fundamentais para o exercício da profissão. É o que estabelece o Projeto de Lei 4930/2016, apresentado nesta quarta-feira (6/4) pelo deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB -BA) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem.  “A medida visa melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem prestada a população brasileira, combatendo o ensino de má qualidade”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Leia mais